O presidente francês Emmanuel Macron acusou Elon Musk, dono da rede social X, de influenciar diretamente as eleições, incluindo as legislativas antecipadas da Alemanha. Em discurso a embaixadores na segunda-feira (6), Macron criticou o apoio de Musk ao partido de direita Alternativa para a Alemanha (AfD).
“Dez anos atrás, quem imaginaria que o dono de uma das maiores redes sociais apoiaria um novo movimento reacionário internacional e interviria nas eleições, inclusive na Alemanha?”, disse Macron.
Musk tem usado sua conta no X para criticar líderes políticos alemães, como o presidente Frank-Walter Steinmeier e o chanceler Olaf Scholz. Em postagens recentes, chamou Steinmeier de “tirano antidemocrático” e Scholz de “imbecil incompetente”, exigindo a demissão do chanceler após um ataque terrorista em Magdeburgo.
Scholz reagiu afirmando que “são os cidadãos que decidem o futuro da Alemanha, não os donos de redes sociais”.
A controvérsia se intensificou com a publicação de um artigo de Musk no jornal Die Welt, em que declarou apoio ao AfD e descreveu o partido como “a última esperança” para a Alemanha, alertando para um colapso econômico e cultural do país.
BREAKING: Macron accuses Elon Musk of election interference.
“Who would have thought, if we had been told that the owner of one of the largest social networks in the world would support the new international reactionary movement and intervene directly in elections.” pic.twitter.com/OcFLQ9du08
— DogeDesigner (@cb_doge) January 6, 2025