Últimas Notícias

Lula quer comandar a ONU

Lula é um sujeito ambicioso e dado a vaidades. Voltou ao poder apenas para tentar reescrever sua biografia, maculada com 580 dias de cadeia por corrupção e lavagem de dinheiro. Com ajuda do Supremo, foi descondenado, reabilitado politicamente e eleito para um terceiro mandato. A gestão Lula III, porém, se assemelha a um trem descarrilhado. Absoluto desastre. Sem paciência para tocar o governo no dia a dia, dedica-se a discursos escritos por terceiros, lançamentos de programas para os quais não há dinheiro e a viagens internacionais, o entretenimento preferido de Janja, sua testemunha na egotrip.

Já almejou o Nobel da Paz, mas escorregou para o lado de ditadores e terroristas. Com o país pegando fogo (literalmente), a economia numa encruzilhada e um desempenho medíocre do PT nas urnas, Lula agora enxerga nas Nações Unidas a plataforma ideal para fechar com chave de ouro. Seu mandato na Presidência termina em 2026, assim como o do diplomata português António Guterres, o atual secretário-geral, a quem tentará substituir com ajuda de Xi Jinping, Vladimir Putin, Emmanuel Macron e Keir Starmer. 

A bandeira de campanha foi hasteada ontem, em discurso na abertura da Assembleia Geral: Lula vai apresentar uma proposta para convocação de uma conferência de revisão da Carta da ONU, o tratado fundamental da entidade.

“O Brasil considera apresentar proposta de convocação de uma conferência de revisão da carta da ONU com base no seu artigo 109. Cada país pode ter sua visão quanto ao modelo de reforma da governança global ideal, mas precisamos todos concordar quanto ao fato de que a reforma é fundamental e urgente […] Não podemos nos furtar de transformações estruturais”, disse. Ao reescrever o tratado, o petista também quer reformar o próprio Conselho de Segurança, ampliando o colegiado com poder de veto.

O Conselho é responsável por abrir investigações sobre disputas entre países, decidir a respeito de sanções econômicas e até recomendar intervenções militares. “Na sua atual configuração, o Conselho de Segurança tem se mostrado incapaz de resolver conflitos e, menos ainda, de preveni-los. Falta transparência no seu funcionamento, falta coerência nas suas decisões”, disse Lula. “Milhões de pessoas sofrem as consequências dessa ineficácia. Com mais representatividade, em especial da África e América Latina e Caribe, teremos mais chance de superar a polarização que paralisa o órgão.”

A ONU precisa acabar.

Compartilhar nas redes sociais

Claudio Dantas

Claudio Dantas

Respostas de 8

  1. Empurrar goela abaixo a vaza jato, como o fez de dentro da cadeia, foi fácil devido aos amigos espalhados pelos altos cargos da república, agora, lá fora, o encanto acabou.

  2. Quando digo que a salvação está sendo seletiva…
    A verdadeira e única justiça, aquela que iguala os homens na marra, anda levando só gente boa.
    Penso que nem lá embaixo( se é que existe esse embaixo) querem tal figura e vão deixando essa cruz para o Brasil carregar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia mais

GOL_AIRCRAFT_PR-XME5 (3)
Câmara dos Deputados
paulopimenta
WhatsApp Image 2024-12-12 at 11.54
Press conference Fernando Haddad of the Brazilian Minister of Finance at the G20 in Sao Paulo
Press conference Fernando Haddad of the Brazilian Minister of Finance at the G20 in Sao Paulo
imposto-de-renda_1728288207418-750x375-1
FUX - Foto: Andressa Anholete/SCO/STF.
Edifício-Sede do Banco Central em Brasília
tse_barroso_eleicoes_2020_mcajr_2911203387
plenario_do_senado_federal_sessao_deliberativa_ordinaria_semipresencial_fcpzzb_abr_240220211043
sENADO
Lula at National Oral Health Policy Sanctioning Ceremony in Brasilia
Comunismo