O governo Lula planeja gastar quase R$ 40 mil em utensílios de cama, mesa e banho para o avião presidencial, conforme uma licitação divulgada nesta segunda-feira (3). O material é destinado a atender as necessidades de viagens oficiais, com o objetivo de garantir conforto e eficiência ao presidente em missões internacionais.
A compra inclui itens como taças para vinho branco, copos de vidro cristalino, talheres, jogo americano e jogo de cama queen size 100% algodão, com lençóis e cobertores de mil fios. O governo justifica a aquisição com a necessidade de proporcionar descanso adequado ao presidente, considerando a intensidade das viagens e compromissos. Além disso, o pedido inclui produtos de higiene e utensílios de mesa para garantir a segurança alimentar e saúde do chefe de Estado e sua comitiva.
“O descanso e conforto adequados são essenciais para garantir a eficiência e a produtividade do presidente durante compromissos oficiais no local de destino. A disponibilidade de materiais de cama confortáveis e produtos de higiene pessoal de qualidade contribuirá para minimizar o cansaço e maximizar o desempenho do chefe de Estado” afirma porta-voz do Governo Federal.
Em 2023, o governo já havia aberto outra licitação, no valor de R$ 88,9 mil, para adquirir roupas de cama e banho para as residências oficiais, com peças de algodão egípcio. Na ocasião, a Secretaria de Comunicação Social destacou que a aquisição seguiu todas as determinações legais.