A Justiça de Santa Catarina condenou dois jornalistas por ofensas contra o senador Jorge Seif (PL-SC) nas redes sociais. As decisões determinam a exclusão das publicações, retratações públicas e o pagamento de indenizações por danos morais.
Em um dos casos, Vinícius Sacramento Brandt foi condenado após associar o senador ao tráfico de drogas, chamando-o de “Jorge Caminhão de Maconha Seif” em postagens feitas em 2023. Brandt alegou que suas publicações refletiam uma “opinião jornalística” baseada em informações disponíveis na internet. No entanto, o juiz Luciano Fernandes da Silva entendeu que houve violação da honra do congressista, determinando uma indenização de R$ 5 mil e uma retratação pública. Brandt lamentou a decisão e afirmou que está sendo “silenciado” pelo senador.
Já no outro processo, o jornalista João Luiz Domenech Oneto foi condenado por ofensas em que chamou Seif de “fascista” e “corrupto”. Ele deverá excluir as publicações, emitir uma retratação e pagar R$ 10 mil ao parlamentar.