Grau de investimento ou de hipocrisia?

Numa realidade de gastos governamentais extremamente elevados para sustentar o próximo voo de galinha, falar de grau de investimento é um enorme absurdo e fica evidente que, realmente, o time da fazenda não tem menor conhecimento sobre o que é selo de “grau de investimento” — que diz respeito a uma classificação de risco de calote da dívida pública de uma nação. Atualmente, o patamar da dívida brasileira já passa dos R$7,14 trilhões, segundo os dados do Tesouro Nacional. A dívida líquida do setor público já representa mais de 61,84% do PIB, de acordo com o IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada).

No início de 2023, a relação “dívida líquida/PIB” divulgada pelo IPEA era de 55,21% e durante esse período o Brasil passava por um ciclo de corte de juros, encerrado na última ata do Copom em setembro de 2024. Logo, esse aumento da dívida não é despesa financeira, mas contratação de mais dívida. Nunca estivemos com uma dívida pública tão alta, a ponto de já ser possível identificar características de dominância fiscal na decisão da taxa básica de juros por parte do Copom.

Se falarmos da dívida bruta em proporção do PIB, no longo prazo, o cenário é ainda mais assustador, uma vez que em 2010 a dívida representava 62,43% do PIB, ao passo que no final de 2023 esta relação já era de 84,68%.

Outro fator de suma importância na análise do risco da dívida pública é o resultado primário do governo federal, uma vez que se há superávit primário o patamar da dívida não cresce, pois o governo gasta menos do que é capaz de arrecadar. Este era um dos três pilares do tripé macroeconômico, formulado após o plano real para assegurar a estabilidade macroeconômica nacional. No entanto, desde que o governo atual assumiu, este pilar tem sido deixado de lado, o que fez o patamar da dívida aumentar expressivamente.

Hoje, é possível observar níveis inflacionários crescendo e essa inflação tem nome: chama-se “inflação de demanda”, fenômeno que ocorre quando a economia está aquecida e a demanda agregada está maior que a oferta agregada, fazendo com que o mercado atue e a consequência disso é o aumento dos preços para que a alocação eficiente dos recursos ocorra recursos.

Isto ocorre, pois o Brasil tenta crescer com base em estímulos à demanda agregada, aumentando gastos governamentais e aumentando as transferências às famílias para o aumento do consumo. No entanto, a oferta agregada não consegue acompanhar o crescimento da demanda, uma vez que o Brasil é um país extremamente improdutivo, seja pela improdutividade do trabalho que ocorre pela falta de capital humano, ou pela improdutividade do capital e choques tecnológicos, que ocorrem pela péssima matriz de incentivos vigente.

Empreender no Brasil é uma árdua missão diante de tanta burocracia, alta carga tributária, falta de segurança jurídica e macroeconômica.

O Brasil está relativamente estagnado há anos, ou seja, estamos parados no tempo em relação a outros países. Nações que no passado eram muito menores e mais pobres que o Brasil, hoje são potências econômicas, como é o caso dos tigres asiáticos. Para um país crescer é necessário investimento e para se obter investimento é necessário poupança, no entanto, a poupança privada brasileira é baixa, pois a população é pobre e possui uma propensão ao consumo extremamente alta.

A poupança pública não existe, pois o Estado gastador faz questão de acumular dívida e assim o país permanece estagnado. Um país como o Brasil que se endivida e não cresce, tende a ter uma dívida insustentável no longo prazo, o que claramente aumenta o risco de calote da dívida e extingue a possibilidade de um “selo de investimento”.

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Claudio Dantas

Claudio Dantas

Uma resposta

  1. Meu bom companheiro, se fosse a turma do Mantega e do Pochmann, a coisa estaria muito mais comprometida, o atual que nos preside, não os colocou a frente, mas os manteve em aquecimento como uma ameaça. Se a esquerda se concentrasse apenas em usar o dinheiro arrecadado pelo estado faria um serviço aos que do estado tudo precisam.

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