O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) declarou nesta quarta-feira (26) que o povo deseja a saída do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e quer o retorno de Jair Bolsonaro (PL) ao comando do país.
“O povo quer tirar Lula e quer Bolsonaro de volta”, afirmou o parlamentar nas redes sociais. Ele ainda argumentou que seria injusto o ex-presidente estar fora da disputa presidencial de 2026. “Só quem pode decidir se ele será ou não presidente é o eleitor!”, escreveu no X.
Bolsonaro está inelegível até 2030 por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), acusado de abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação. Além disso, na semana passada, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, o denunciou por tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022. A petição foi enviada ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, relator do caso.
Flávio Bolsonaro compartilhou um trecho da entrevista de Jair Bolsonaro ao canal Léo Dias TV, na qual o ex-presidente critica sua inelegibilidade e sugere que magistrados querem mantê-lo fora da corrida eleitoral.
“Eles acham que essa inelegibilidade é ainda um pouco frágil, tem que ter uma condenação”, afirmou Bolsonaro na entrevista.
A oposição tem mobilizado esforços para reverter a inelegibilidade do ex-presidente e garantir sua participação no pleito de 2026, enquanto o governo e seus aliados seguem reforçando as acusações contra ele.