A Meituan, maior empresa de delivery da China, confirmou sua entrada no mercado brasileiro. A companhia vai iniciar operações nos próximos meses e anunciou um investimento de R$ 5,6 bilhões em cinco anos.
A operação no país será conduzida pela subsidiária KeeTa, que atua em Hong Kong e na Arábia Saudita. A empresa pretende competir com iFood, 99Food e Rappi, que também ampliaram investimentos no setor em 2025. A Rappi anunciou R$ 1,4 bilhão em aportes e isenção de taxas por três anos. Já a 99 relançou o 99Food com isenção de comissões a restaurantes. A Prosus, controladora do iFood, detém cerca de 4% da Meituan.
Durante cerimônia em Pequim, com presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o CEO Wang Xing afirmou que o objetivo é oferecer uma experiência superior aos consumidores. “Estamos felizes em levar para o Brasil nossa experiência e tecnologia, assim como fizemos na Ásia e no Oriente Médio. O Brasil é um grande mercado com potencial ainda maior.”
A entrada no Brasil ocorre após visitas de executivos da empresa e negociações com operadoras logísticas e empresas de tributação. Desde 2020, a marca Meituan já estava registrada no país.
Segundo dados do governo, o investimento da Meituan deve gerar 100 mil empregos indiretos. A empresa também prevê uma central de atendimento no nordeste, com até 4 mil vagas diretas. O capital inicial no país será de R$ 3,2 bilhões, com projeção de 25 mil empregos até 2030.
A movimentação se dá por ocasião do Seminário Empresarial Brasil-China. Segundo a Apex Brasil, os anúncios de investimento entre empresas dos dois países somam R$ 27 bilhões.
Outras empresas chinesas também anunciaram aportes no Brasil:
• A GWM vai investir R$ 6 bilhões para expandir operações e exportar veículos;
• A GAC Motor instalará fábrica em Goiás com investimento de US$ 1,3 bilhão;
• A Envision projeta até R$ 5 bilhões em parque industrial para SAF e hidrogênio verde;
• A CGN investirá R$ 3 bilhões em hub de energia renovável no Piauí;
• A Didi, dona da 99, vai investir em entregas e instalar 10 mil pontos de recarga;
• A Nortec Química, em parceria com chinesas, vai aplicar R$ 350 milhões em plataforma industrial;
• A Longsys, por meio da Zilia, investirá R$ 650 milhões em fábricas de semicondutores em SP e Manaus.
A empresa que hoje domina mercado de delivery brasileiro, a IFood é acusada de censura, incluindo tentativas de retirar conteúdo de vídeos e notícias sobre a plataforma, e de movimentações para desmobilizar movimentos de entregadores.
O iFood também encerrou a parceria com o “Flow Podcast” após Monark, apresentador do programa viralizar com posts sobre liberdade de expressão.
Na época, a empresa justificou a decisão alegando ter assumido um compromisso público de “ser protagonista na promoção de mudanças urgentes que favoreçam a diversidade e a inclusão”.