Em evento organizado pela turma do Brasil 247 e do Prerrogativas em Brasília, o diretor da ONG Conectas Direitos Humanos, Gabriel Sampaio, disse que o Supremo Tribunal Federal precisa ir além da descriminalização do porte de maconha e liberar também as demais drogas. “Qual o sentido de que se mantenha uma restrição exclusivamente para a maconha? É importante aqui pressionar pela isonomia aplicada às outras drogas. Temos que tensionar o sistema de justiça para outras discussões, com a oportunidade de afastar definitivamente o sistema de justiça criminal, como ocorreu com a maconha”, afirmou.
Ao tentar justificar sua tese, o ongueiro acabou abrindo o jogo sobre a estratégia woke usada para emplacar o tema no Tribunal. “Só houve decisão no STF porque a discussão foi racializada.” “Sai esse espaço criminal e entra o espaço de política pública. A decisão abre horizontes. Cada vitória tem que ser comemorada. Queremos, a partir dessa decisão, dar um passo além, para desestruturar essa dinâmica de atuação do sistema de justiça criminal para reverter esse processo racista que vivemos hoje.”
Na prática, usa-se a questão racial para turvar o debate sobre o crime e os danos causados pelas drogas.
É uma canalhice sem tamanho, uma vez que a sociedade brasileira é majoritariamente mestiça. Dizer que o “sistema prisional racista” é apenas uma justificativa para o desencarceramento em massa, a relativização moral e a abolição do arcabouço legal. Esse é o pano de fundo do programa Pena Justa, lançado por Ricardo Lewandowski em parceria com Luís Roberto Barroso, a partir de uma ADPF do PSOL que decretou um “estado de coisas inconstitucional” nos presídios do país. Agora, nos vemos diante de uma política pública que defende que “a vida na prisão deve, tanto quanto possível, assemelhar-se à vida fora da prisão”.
Para quem não consegue enxergar, o passo seguinte à absurda despenalização de drogas pesadas, como a cocaína, é legalizar a atuação de organizações criminosas, como PCC e Comando Vermelho, para integrá-las à sociedade. Duvida?