Artigos Exclusivos

Daniel Silveira está solto, mas segue preso

Por André Marsiglia

A decisão do ministro Moraes de colocar Daniel Silveira em liberdade condicional com restrições draconianas levanta sérias dúvidas sobre sua real intenção de o soltar. Parece mais que o quis deixar preso, na prática, dizendo, na teoria, que o soltou.

A constitucionalidade de medidas desse tipo deveria ser questionada no meio jurídico e na mídia, mas são meios que se calam diante da varinha mágica da autoridade e do poder.

A medida assemelha-se mais a uma prisão do que à liberdade, pois Silveira não pode acessar redes sociais, contatar pessoas, ir a cerimônias e precisa usar tornozeleira eletrônica.

As condições restritivas impostas não possuem sequer relação direta com suposto crime cometido. Qual é a justificativa para proibir contato com pessoas indiciadas por golpe, ou qual o problema de participar de cerimônias? As restrições são desproporcionais e arbitrárias.

Além disso, a proibição de uso de redes sociais e entrevistas à imprensa é considerada censura e contraria a jurisprudência do próprio STF, que defende que há liberdade de expressão mesmo para réus presos, como ocorrido, por exemplo, quando da prisão do atual presidente Lula, tendo sido a ele liberadas entrevistas pela mesma Corte que agora proíbe Silveira.

Vale dizer, Silveira está solto. Lula estava preso.

É fundamental reavaliar essas restrições à luz da Constituição e da jurisprudência do STF para garantir que os direitos fundamentais não sejam invertidos de vez no país, liberdade se tornando exceção, censura se tornando regra, presos tendo mais direitos que soltos e soltos se sentido mais presos que os próprios encarcerados.

Compartilhar nas redes sociais

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia mais

Lula e Maduro
camara-deputados
Atenção: dinheiro de bets ilegais deve ser retirado por apostadores ainda hoje (10)
img_2312-1
Randolfe Rodrigues
Randolfe Rodrigues
Lula at National Oral Health Policy Sanctioning Ceremony in Brasilia
Press conference Fernando Haddad of the Brazilian Minister of Finance at the G20 in Sao Paulo
19mar2024---o-deputado-federal-nikolas-ferreira-pl-mg-durante-votacao-de-propostas-na-camara-1712083007546_v2_900x506
Arthur Lira
congresso
policia-federal
camara-deputados
Ministros do Supremo