O deputado americano Darrell Issa, um dos autores da “No Censors on Our Shores Act“, comemorou a aprovação da lei nesta quarta-feira (26) no Comitê Judiciário da Câmara dos Representantes dos EUA, por meio de sua conta na rede social X. Em post, Issa direcionou uma mensagem direta ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes.
A legislação, apelidada por aqui de “lei anti-Moraes“, tem como objetivo proibir a entrada ou permitir a deportação de autoridades estrangeiras que atuem na censura de cidadãos norte-americanos.
“DESCULPE, ‘CENSURADORES’. VOCÊS PERDERAM HOJE”, escreveu Darrell Issa no X. “O ‘No Censors on Our Shores Act’ foi aprovado por unanimidade pelo Comitê Judiciário. Agora, segue para o plenário. Censure um cidadão americano e você não será bem-vindo aqui – ou será mandado embora”, completou.
A iniciativa é liderada por parlamentares republicanos, que se opõem às decisões de Moraes. A ‘No Censors on Our Shores Act’ ganhou força após a suspensão da rede social X no Brasil, determinada pelo ministro do STF em resposta ao descumprimento de ordens judiciais pela plataforma de Elon Musk.
No último dia 21, Moraes suspendeu o funcionamento da plataforma de vídeos Rumble do país, após a empresa se recusar a derrubar o perfil de Allan dos Santos, que mora nos EUA.