Pela primeira vez, mulheres poderão se alistar voluntariamente no serviço militar. O Ministério da Defesa anunciou 1.465 vagas para candidatas que completam 18 anos em 2025, nascidas em 2007. Atualmente, as Forças Armadas têm 37 mil mulheres, representando 10% do efetivo. O objetivo é que, em 10 anos, elas ocupem 20% das vagas no alistamento inicial.
As vagas estão distribuídas entre Exército (1.010), Aeronáutica (300) e Marinha (155). O alistamento começa em 1º de janeiro de 2025, pelo site oficial ou presencialmente em Juntas de Serviço Militar de 28 municípios, espalhados por 13 estados e o Distrito Federal. As localidades foram escolhidas por já contarem com instalações adequadas para recrutar mulheres.
Atualmente, o ingresso feminino nas Forças Armadas ocorre apenas por concurso público ou por escolas militares, como a EspCEx e o Colégio Naval.
As candidatas que se voluntariarem passarão por etapas como entrevista, exames de saúde e testes físicos. Caso sejam aprovadas terão os mesmos direitos e deveres dos recrutas masculinos e não poderão desistir.