Artigos Exclusivos

Premiê do Canadá recua e pausa tarifas com Trump

O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, anunciou nesta segunda-feira (3) um acordo com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para suspender por 30 dias as tarifas comerciais entre os dois países. A decisão veio um dia após a entrada em vigor das taxas de 25% impostas pelos EUA sobre produtos canadenses.

Após taxar produtos da Colômbia, Trump ampliou sua guerra comercial para Canadá, México e China. No último sábado (1º), o governo norte-americano oficializou tarifas de 25% sobre bens canadenses e mexicanos, ao passo que os produtos chineses foram taxados em 10%. Segundo Trump, a medida busca pressionar os países a reforçarem o controle sobre a imigração ilegal e o tráfico de drogas para os EUA.

Trudeau revelou, em publicação no X, que conversou com Trump por telefone para negociar a suspensão das tarifas. Como resposta à pressão econômica, o primeiro-ministro anunciou um plano de US$ 1 bilhão para reforçar a segurança da fronteira com os EUA.

“Acabei de ter uma boa ligação com o presidente Trump. O Canadá está implementando nosso plano de fronteira com novos helicópteros, tecnologia e pessoal, coordenação aprimorada com nossos parceiros americanos e recursos aumentados para interromper o fluxo de fentanil. Quase 10.000 funcionários da linha de frente estão e estarão trabalhando na proteção da fronteira”, declarou.

Inicialmente, Trudeau ameaçou retaliar as tarifas norte-americanas com uma taxação de 25% sobre produtos dos EUA. No entanto, o premiê, que já anunciou sua renúncia assim que seu partido definir um sucessor, acabou cedendo às exigências de Trump. Entre as medidas aceitas estão o monitoramento contínuo da fronteira, a nomeação de um “czar do fentanil” e a classificação de cartéis como grupos terroristas.

Com o acordo, as tarifas ficarão suspensas por ao menos 30 dias. Em sua rede social, Truth, Trump celebrou o resultado.

“Estou muito satisfeito com esse resultado inicial, e as tarifas anunciadas no sábado serão pausadas por um período de 30 dias para ver se um acordo econômico final com o Canadá pode ser estruturado. JUSTIÇA PARA TODOS!”, escreveu o presidente norte-americano.

Compartilhar nas redes sociais

Redação

Redação

Leia mais

img_0838-1
Bolsonaro e Trump
img_0832-1
Bonés
img_0820-1
img_0820-1
img_0815-1
img_0825-1
Flávio Bolsonaro
img_0814-1
USAID
96756380ce7944e391103c8c365735e8
img_0813-1
images (46)