As deputadas Carla Zambelli (PL-SP) e Caroline de Toni (PL-SC) disputam a liderança da Minoria na Câmara dos Deputados. A decisão, que deve sair nesta semana, está nas mãos do presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto.
Embora o regimento interno estabeleça que o líder da Minoria seja escolhido pelo colegiado, na prática, a definição ocorre dentro do PL, com influência do líder da legenda na Câmara, deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ). O cargo garante participação no Colégio de Líderes, responsável por definir a pauta do plenário, além de prerrogativas como orientar votações e indicar membros para comissões.
Caroline de Toni é favorita, mas Valdemar prometeu cargo a Zambelli
Caroline de Toni ganhou visibilidade ao presidir a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), a mais importante da Casa. Durante sua gestão, pautou projetos alinhados à oposição, como o PL da Anistia, a PEC do Aborto e o PL do Voto Impresso. Internamente, há um consenso no PL de que a liderança deve ser ocupada por uma mulher, o que fortalece seu nome.
Apesar disso, Valdemar Costa Neto teria prometido o cargo a Carla Zambelli. A movimentação é vista como uma tentativa de fortalecer a deputada, que teve seu mandato cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) por disseminação de desinformação nas eleições de 2022. Zambelli ainda pode recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o que mantém seu mandato ativo por ora.