🚨 Lula usou a turma do mercado para se eleger e para governar até agora. Programas como o Desenrola foram idealizados e executados com ajuda do mercado. Empresários financiaram do próprio bolso a campanha do petista. Agora reclamam, como se não fosse evidente nos últimos anos o discurso antieconômico. Não entenderam o psicológico de Lula 3: é o revanchismo que move o petista hoje.
Ele não perdoa os poderosos agentes econômicos que se estabeleceram ou que enriqueceram ainda mais em suas gestões anteriores, mas que o abandonaram à prisão. Ele se pune pelo “pragmatismo” que o moveu antes, quando manteve os radicais na gaveta. Mas os radicais é que foram para a frente da PF em Curitiba e por lá acamparam por meses. Lula formou seu novo governo com aqueles que o visitavam frequentemente e se casou com uma das militantes mais presentes. Muitos players e até ‘coachs’ de mercado propagavam que Lula seria um mandato tampão, mas não esperavam a conveniente aliança forjada com a cúpula do Judiciário, que achou uma boa se blindar para sempre do lavajatismo popular e apenas usou o bolsonarismo truculento para justificar a “defesa intransigente da democracia”.
Esse estado de coisas inconstitucional só sofrerá algum abalo quando esses poderosos agentes econômicos, que financiam grandes grupos de mídia, políticos e bancas de advogados, resolverem virar o jogo. Eles já entenderam que foram usados, mas talvez ainda acreditam que possam usar Lula. O petista, porém, trabalha na substituição dessas elites econômicas, com ajuda de agentes externos – vide China. O método nem é original e os exemplos abundam na história – vide Venezuela. Ah, sim. Os adesistas úteis de hoje serão descartados amanhã.
Uma resposta
Manifestação como a de 13 de abril de 2016. É sonhar muito alto rs.
Talvez se a imprensa decente começar a mostrar que a safadeza, canalhice e corrupção continuam possa despertar a população para atos grandiosos.
Imagina o descondenado, corrupto, pilantra sofrer impeachment que lindo seria.